FRANK STELLA

Malden | Massachusetts | EUA | 1936

Frank Philip Stella é um artista plástico contemporâneo norte americano, seu trabalho abrange pintura, objetos, arte gráfica e projetos arquitetônicos.

Inicia seus estudos artísticos na Phillips Academy e na Universidade de Princeton, vendo-se influenciado pelas obras de Noland, especialmente por seus quadros recortados que estavam pintados com cores planas ou bandas monocromáticas. Acabaram se conhecendo na exposição “Sixteen Americans” que organizou no MOMA em 1959. Ao renunciar ao expressionismo abstrato, Stella converte-se desde a década de 1960 num dos máximos representantes da abstração geométrica e construtivista que preludia a arte minimalista.

Suas pinturas-relevo ocuparam um papel fundamental no desenvolvimento da vanguarda norte-americana. A partir de 1958, com seus Black Paintings, converte-se num dos maiores representantes da chamada nova abstração, antecedente direto do minimalismo. Foi um dos criadores e promotores do hard edge, e do desenvolvimento do shaped canvas ou pintura de marco recortado. Seus quadros-objetos e suas pinturas-relevo ocuparam um papel fundamental no desenvolvimento da neo-vanguarda norte-americana e internacional.

Sidi Ifni Homage to Picasso, 1973, Litografia, 57x78cm
Sem título, 1971, Litografia, 52x67,5cm
Les Indes Gallantes II, 1973, Litografia, 45x61cm