AUTOBAHN

“Autobahn” é o nome da nova série do artista Abidiel Vicente. Ele aprofunda sua pesquisa em ressignificação de elementos de sinalização e iconografia urbana, estabelecendo um interessante diálogo com o universo da música. O ponto forte desse novo trabalho é a utilização, pela primeira vez na trajetória do artista, da pintura sobre tela. Na exposição, […]

“Autobahn” é o nome da nova série do artista Abidiel Vicente. Ele aprofunda sua pesquisa em ressignificação de elementos de sinalização e iconografia urbana, estabelecendo um interessante diálogo com o universo da música. O ponto forte desse novo trabalho é a utilização, pela primeira vez na trajetória do artista, da pintura sobre tela.

Na exposição, é possível encontrar algumas das características dos seus mais de 10 anos de produção artística. Estão ali o universo imagético de Berlim, a utilização irônica dos produtos de consumo de massa e uma leitura, bastante eficaz, da sociedade atual – incluindo aí as redes sociais e suas novas maneiras de mediar o contato com o mundo. Mas o que reúne todo esse crash de referências é a estética pop, e seus grandes mestres, como Andy Warhol, Allan D’Arcangello e Jasper Johns. Abidiel, que é um grande pesquisador das vanguardas da década de 1960, transporta seus elementos para uma produção contemporânea, dialogando de maneira contundente com o seu tempo.

Ao abordar vários momentos de sua trajetória, o corpo de sua obra se torna mais potente e fica explícito como o artista transpõe suas observações do mundo para trabalhos que o colocam a frente do pop, que, num primeiro momento define visualmente suas imagens. Seus trabalho se situa dentro da contemporaneidade, dos artistas que conseguem entender seu momento e lugar no mundo,transformando isso em arte de forte reflexão.

Artists